Há cerca de cem mil anos surgia no planeta Terra o homo Sapiens. Muita gente não sabe, mas a música surgiu também nesta época e tem acompanhado a vida do homem desde então.
A música faz parte das culturas de todas as épocas. Não existe uma cultura que não tenha produzido sua música! Por isso, passar pela vida sem estudar música é o mesmo que passar pela vida sem conhecer a nossa história e a nossa cultura.
Desde o início da história da humanidade, a música vem exercendo, cada vez mais, funções importantes em nossas vidas. Ela está presente em todas as cerimônias, sejam elas religiosas ou comemorativas. Um bom exemplo são os casamentos, as festas de aniversário e as formaturas, os cultos religiosos.
A música também é parte fundamental de peças publicitárias que ouvimos e vemos através dos meios de comunicação. A música “vende” desde sabonetes até candidatos a presidente da república. Imaginem agora como seria estranho dançar sem música. E como nós sentimos vontade de dançar quando ouvimos um samba, um tango ou um rock!
A música tem também outra função muito importante. Para entender melhor, ouçam essa música.
Do que vocês se lembraram? É isso mesmo! A música pode nos fazer lembrar de muitas coisas em nossa vida. Quando ouvimos essas músicas, imediatamente nos lembramos das coisas que elas simbolizam.
Agora, imaginem como seriam sem graça e estranhos os filmes sem sua trilha sonora. Vocês se lembram das trilhas de Guerra nas Estrelas, Titanic, Indiana Jones, O Senhor dos Anéis, 2001 - Uma odisseia no espaço, e de tantos outros? As trilhas sonoras colocam uma “lente de aumento” em nossas emoções. Só lembrando que o cinema mudo não tinha palavras… mas tinha música. Os filmes de Charles Chaplin são um bom exemplo.
Mas dentre todas as funções da música existe uma que talvez seja a mais importante. A música tem o poder de nos emocionar e permitir que expressemos nossos sentimentos através dela. É aí que nos tornamos mais humanos e sensíveis.
Podemos nos expressar através da música quando tocamos um instrumento musical ou cantamos. As palavras não são necessárias. Só a música basta. Os interpretes sensíveis se expressam com sons que chegam ao ouvinte e “tocam” sua alma. O ouvinte se emociona e o interprete também. Interprete e ouvinte se comunicam sem que uma só palavra seja dita… É a magia da música!
Soli Deo Gloria !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário